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Atuando de forma preventiva e corretiva, as análises realizadas por nossa equipe minimizam os erros contidos em arquivos digitais destinados ao fisco, tais como dados quantitativos de estoques, situações tributárias (CST) inconsistentes e classificação dos produtos, gerando maior segurança para as empresas.

 

 

 

 

Cruzamento entre Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal) e Notas Fiscais Eletrônicas

Nessa verificação apontamos as Notas Fiscais Eletrônicas, de entradas e saídas, que não constam na Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal), bem como aqueles documentos que encontram-se escriturados mas não estão em posse da empresa auditada, ou seja, ela não possui os arquivos XML desses documentos.

 

 

 

 

 

 

 

Apontamento de omissões encontradas, de entradas e saídas, nos moldes da Sefaz

Mesmo tendo todas as suas operações de compras e vendas acobertadas por documentos ficais, existem situações em que os levantamentos de estoques apontam omissões de entrada e saídas de mercadorias. Muitas vezes essas discrepâncias ocorrem, por exemplo, por conta de erros na conversão das unidades de medida, utilização de código errado nas saídas ou ainda entradas cadastradas de forma incorreta. Realizamos o apontamento dessas omissões, possibilitando a identificação de divergências e oportunizando a análise dessas diferenças.

 

 

 

 

 

 

Identificação de itens repetidos e revisão completa do cadastro de produtos

A falta de organização do cadastro de produtos é geralmente um dos principais responsáveis por problemas na mensuração do estoque fiscal. Itens repetidos, por exemplo, podem apontar uma suposta omissão de entradas em um item e omissão de saídas em outro, fazendo com que a empresa seja duplamente penalizada em fiscalizações. Um cadastro saneado e acompanhado de forma permanente é imprescindível para consistência nas informações prestadas ao fisco. 






 

 

 

Apontamento de possíveis subfaturamentos e distorções entre preços de compras e vendas

Salvo em situações especiais, a legislação fiscal não permite que mercadorias e produtos sejam vendidos abaixo do preço de custo. Todavia, existem circunstancias em que as empresas descumprem essa regra, seja por uma incorreta precificação, descontos excessivamente concedidos ou equívocos na identificação da mercadoria no momento da saída.

Além de apontarmos as operações enquadradas como possíveis subfaturamentos, nossos relatórios identificam também aquisições e vendas com diferenças relevantes de valores entre as operações em um curto espaço de tempo.

 

 

 

 

 

Consultoria para implantação e auditoria do controle de produção (Bloco K do SPED Fiscal)

O livro registro de controle da produção e do estoque é de caráter obrigatório para os estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e para os atacadistas. Um novo bloco inserido na escrituração fiscal digital (bloco K) converte esse livro em formato digital, fazendo com que as organizações obrigadas a manter esse registro tenham que revisar seus cadastros de produtos e fichas de produção, além de rever a mensuração das perdas do processo produtivo. 

A equipe da i4 Auditoria Digital está preparada para auxiliar no processo de implantação do bloco K, além de dispor de ferramenta específica para auditoria permanente dessa obrigação fiscal.

 

 

 

 

Projeção de inventário fiscal através dos documentos fiscais e arquivos enviados para o SPED

A análise da movimentação dos estoques está no centro dos processos de auditoria fiscal em empresas comerciais e industriais. O acompanhamento do inventário físico, aquele que se encontra nas prateleiras e depósitos das organizações, é fundamental para o gerenciamento operacional, mas geralmente não é esse contingente que é levado em consideração nas auditorias tributárias, que via de regra acontecem com defasagem de alguns anos.

Nesse sentido, é fundamental o acompanhamento permanente do inventário fiscal, aquele quantificado pela movimentação constante nos documentos e escriturações fiscais e que servirá de embasamento para os trabalhos dos órgãos fiscalizadores. 



Identificação de itens com quantidades negativas não só na data do inventário, mas no decorrer de toda a escrituração

 

Quando o in

ventário fiscal apresenta algum valor negativo, pressupõe-se que a empresa está vendendo algo que não teve entrada acobertada por documento fiscal, o que nem sempre é verdade. Cadastros repetidos de mercadorias e produtos, erros na conversão de unidades de medida ou ainda erros na escrituração fiscal, por exe

mplo, podem apontar incorretamente a existência de itens com quantidades negativas.

Com advento do SPED e das notas fiscais eletrônicas, o levantamento dos estoques passou a ser realizado de forma mais fácil, rápida e eficaz pelos entes fiscalizadores. A identificação de itens com quantidades negativas, não só na data do inventário, mas no decorrer de toda a escrituração, é um dos apontamentos realizados por nossos serviços.   

 

 

 

 

Apontamento de divergências entre os inventários físicos (fornecidos por sistemas de gestão) e fiscais (a partir da escrituração fiscal)

O inventário fiscal, estoque quantificado pela movimentação constante nos documentos e escriturações fiscais, deveria, mas nem sempre coincide com o montante registrado nos sistemas de controle de estoque, ou mesmo com o inventário realizado através da contagem analítica dos itens.

O confronto permanente entre os inventários físico e fiscal permite às organizações identificarem e corrigirem erros decorrentes da equivocada alimentação do seu sistema de controle de estoques, incorreções na escrituração fiscal ou contagem física das mercadorias.

 

 

 

Fornecimento de fichas analíticas de controle de estoque (por item)

A movimentação de entradas e saídas de um determinado item do estoque está distribuída na escrituração fiscal em diferentes datas e documentos. Nesse contexto, a identificação e entendimento de inconsistências se tornam impraticáveis sem um relatório que agrupe a movimentação, detalhando por operação, o fluxo dessa mercadoria.

Nosso serviço de auditoria fiscal disponibiliza, de forma analítica, fichas de controle de estoque que proporcionam o acompanhamento minucioso de todos os itens constantes na escrituração fiscal, identificando o documento que acobertou cada operação. 

 

 

 

Organização de arquivos eletrônicos

Apesar de constarem nos bancos de dados do fisco, cabe às empresas comerciais e industriais manterem de forma organizada a guarda de todas as notas fiscais eletrônicas de entradas e saídas pelo prazo prescricional.

Com a realização dos nossos trabalhos, organizamos os documentos fiscais de acordo com o período(ano e mês), tipo de operação(entrada ou saída) e participante(cliente ou fornecedor), possibilitando uma rápida localização de qualquer nota fiscal através de pesquisa simples por número do documento, CNPJ, CPF ou nome do participante.

i4 Auditoria Digital
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(85) 3535.1234

Empresa do Grupo Fortes
Atratis